Friday, April 10, 2009

Sexta-feira Santa…

Ok… esse será o último post longo das minhas férias, aliás, acho que estabeleci um novo recorde de tamanho de post… e o assunto veio talvez no dia mais apropriado do que qualquer outro do ano… 

Páscoa… o que é a Páscoa? Sei lá… pra muita gente, Páscoa deve ser sinônimo de chocolate… pra outros, feriado prolongado que tem todo ano… pra outros, feriado onde se come bacalhau… e ou o dia em que não se come carne (ou nem se bebe álcool)… acho que pra minoria, significa a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo… 

O meu ponto de vista religioso, em termos de classificação, continua sendo uma incógnita… acho que seria bom eu ler o livro “A Viagem de Theo” pra ver se eu acho alguma direção nesse sentido… mas o meu sentimento secundário é que a gente não precisa estar rotulado claramente dentros dos padrões de UMA religião… aliás, o meu sentimento primário é que as religiões, todas, pelo menos as que existem hoje, são criações do homem… e não vi em lugar nenhum, e nem me disseram de maneira convincente, que nós precisamos de uma religião… opa, a gente não precisa de nada, lembram? Lembrem-se também que tudo tem um preço, inclusive não ter uma religião… blah, pulem essa parte… 

Então, o principal problema que eu vejo nas religiões é que todas “encontraram” a verdade… acho que uma das diretrizes da minha vida é “acreditar em quem procura a verdade, mas duvidar de quem alega tê-la encontrado”… outro problema comum é o julgamento, inclusive das religiões alheias… nesse aspecto, gostei do Espiritismo… até onde conheço das religiões dos homens (nunca me referirei a uma religião como uma “religião de Deus”), o Espiritismo é a religião mais tolerante para com as outras religiões e para com o julgamento alheio… o que eu vejo como problema no Espiritismo é que eles acreditam que o mal está em toda a parte e estamos muito sujeitos a influências… há espíritos viciados em álcool e drogas, que normalmente são espíritos maus, e existe o que é definido como “Vampirismo”, que é, pelo que entendi, esses espíritos viciados exercerem influência sobre as pessoas que consomem álcool e drogas a fim de satisfazerem o vício que esses espíritos tinham em vida… isso é só um exemplo… mas tirando essa questão toda de influência, que aliás, pode ser tanto positiva quanto negativa, acho que o Espiritismo é a religião com a qual eu mais me identifico… mas as pessoas, vixe… ô mania de julgar… ok, pulem esse finalzinho, afinal, isso é característica (reparem que eu não falei defeito) dos seres humanos em geral… a minha decepção vem do fato de que espera-se que pessoas religiosas estejam mais “livres” de certos comportamentos… como a “necessidade” de julgar e a intolerância… 

Abre parênteses, só pra constar, julgar é ter uma opinião sobre algo… o que eu fiz é constatar um fato… não estou julgando o fato das pessoas julgarem… o meu “julgamento” tá mais pra Sociedade Alternativa do Raul Seixas com uma ressalva que vocês que “me visitam” com frequência sabem bem… ou seja, o meu “julgamento” é: “faz o que tu queres, há de ser tudo da lei”. E a ressalva é: “mas lembrem que tudo na vida tem um preço”. Fecha parênteses… 

Continuando, sobre o Cristianismo, o que eu gosto é, apesar de todos os santos, que a grande concentração de energia gira em torno de Deus e Jesus… o que vejo ser problema é que intolerância acima da média (só pra constar, o troféu da intolerância vai para os Evangélicos) e a falta de ênfase na questão do bem estar… em outras palavras, dos níveis vibráteis de cada um… outra coisa, acho que é daqui que algumas pessoas tiram a ideia de que tem que ser sofrido pra valer a pena… tem que ser difícil pra ter significado… não estou falando que isso não seja verdade, mas isso nunca deve ser adotado com regra geral… ah! E outra coisa, às vezes eu tenho impressão que a Igreja Católica se acha “dona” dos 10 mandamentos… aliás, muitos podem me odiar pelo comentário, mas eu acho questionável o que lemos na Bíblia… não estou tirando o mérito da Bíblia em nenhum sentido, gente, pelamor, hein? Apesar do bom senso ser responsável pelos maiores erros científicos, creio que isso seja uma questão de bom senso… gente, vocês já brincaram de telefone sem fio? Deviam, é divertido… pra quem brincou, o que acontece? O que “sempre” acontece é que o recado chega diferente na “outra ponta”… às vezes, o recado chega ligeiramente diferente por falta de compreensão de algum detalhe… às vezes o recado chega completamente diferente por intenção de alguns dos participantes… a questão é: tem como a gente saber se isso aconteceu? Na brincadeira sim, pois quem deu o primeiro recado tá ali… 

A Bíblia está sujeita a alterações que podem ter sido (reparem que eu não digo que foi, só estou cogitando a possibilidade de ter sido) resultado de falta de compreensão, falha de interpretação, intenção, hoje em dia, falha de tradução do conteúdo original… é só parar pra pensar… meu, hoje em dia existe a “Bíblia Segundo o Espiritismo”… então por que tem gente que acredita cegamente nisso? Não é pra responder… 

Aliás, falando sobre conteúdo da Bíblia e sobre os Dez Mandamentos, tem um video com um ponto de vista consideravelmente interessante sobre os Dez Mandamentos… o video é de um camarada que já faleceu chamado George Carlin… 


A versão com legenda está aqui, mas abaixem o som… o som é propriedade da WGM (?) e ele teve que tirar o audio do video… tentem sincronizar os dois pra ver o video com audio e legenda… a versão com legenda está com 5 segundos de diferença… 

Outro ponto de vista com relação a religião é o que dizem ser a grande diferença entre as religiões orientais e ocidentais… as religiões orientais são "esotéricas"… e uma das definições que achei de esoterismo é “Deus dentro”… as religiões são mais favoráveis a acreditar que as coisas dependem mais de você em vez de dependenderem de Deus como uma entidade externa… como uma terceira pessoa… outra grande diferença é que as religiões orientais são reencarnacionistas, ao contrário das ocidentais, que, tirando o Espiritismo, são não-reencarnacionistas… nesse sentido, estou mais para as religiões orientais… é mais confortante acreditar que as coisas dependem da gente do que acreditar que TUDO aconteceu e acontecerá “se Deus quiser”… é muita falta de responsabildade deixar tudo nas mãos Dele… fazer isso é conflitar com o hábito 1 (“Seja Proativo”, para os que esqueceram), tá vendo como as coisas se encaixam? 

De qualquer maneira, independente da religião, de uma maneira ou de outra, existe o consenso de que Deus é um só, embora ele receba nomes diferentes… e mesmo não tendo nomes diferentes dentre as várias religiões, também existe um consenso de que Jesus foi uma pessoa acima de qualquer outra… há quem ache que ele foi um grande profeta… para o Budismo, ele foi um ser humano que atingiu o estado de Buda… para o Cristianismo, ele foi o filho de Deus aqui Terra… para o Espiritismo, ele foi um espírito que atingiu a perfeição… enfim, todas, dizem “mais ou menos” a mesma coisa… 

Meu lado pisciano de cogitar possibilidades até que se prove o contrário, me faz também acreditar em relatos descritos em uma série de livros entitulados “Operação Cavalo de Tróia”… resumindo BEM grosseiramente o que se passa no livro, ele se trata de uma “prodigiosa experiência da NASA que permitiu que uma pessoa voltasse no tempo e ser testemunha ocular e participante dos últimos dias de Jesus na Terra”. Ainda citando palavras do livro, “o que se vê é um relato, no mínimo impressionante pelos detalhes e minúcias, dos acontecimentos daqueles dias”. 

Eu estou lendo o primeiro livro… ao todo são 8, acho… e o livro dá tantos detalhes que no começo e em algumas partes, chega a ser chato… e, segundo o que ouvi (não fui atrás dessa informação), devido aos detalhes que foram dados no livro, estudos foram feitos para tentar atestar a veracidade de alguns relatos e as conclusões é que esses relatos dão descrições bem plausíveis e até então não consideradas… 

O livro dá detalhes de todo o processo antes da viagem… de quais critérios foram adotados para a escolha da pessoa, etc… só pra mencionar alguns dos detalhes, a pessoa escolhida foi um militar cientista da Força Aérea americana e ateu… por que ateu? Eles queriam uma pessoa que tivesse uma opinião e observação imparcial dos acontecimentos… após sua nomeação, ele teve que estudar o idioma por dois anos para perder ou diminuir o sotaque… houve imensa preocupação em não alterar a história como a conhecemos (mas no fundo não temos como saber), fora vários outros detalhes… os relatos descritos e os questionamentos que ele fez são de uma pessoa altamente instruída comparada às pessoas da época e devido aos mecanismos usado para o registro dos fatos, algumas coisas conflitam com detalhes que vemos na Bíblia… pra citar um exemplo, a ressurreição de Lázaro… quando as pessoas disseram a Jesus que Lázaro tinha morrido, Jesus respondeu: “Eu não vos disse desde o começo que essa doença não era mortal?”… aí, o militar, que adotou o nome de Jasão, em futura conversa com Lázaro, perguntou: “Que recordações guardas desses dias em que provaste a morte?”, pergunta essa que ninguém pensou em fazer… mas Lázaro não se descreveu como morto… outro exemplo, o comportamento e talvez a gota d’água da motivação da traição de Judas… só pra constar, Jesus, desde o primeiro momento, soube que Jasão não era daquele tempo, e nas oportunidades que tiveram de conversar a sós, a abordagem da conversa sempre foi na ciência de que o militar era de um tempo muito distante daquele… 

De qualquer maneira, como eu disse, prefiro cogitar a possibilidade até que se prove o contrário, e segundo o autor do livro, “só o futuro poderá dizer se este relato foi o não verídico”… por que eu acho fácil acreditar nisso tudo? É simples, se um dia descobrirem uma maneira de viajar no tempo, MUITO provavelmente a experiência de ter alguém ser testemunha ocular de Jesus para contar a história estará entre os primeiros objetivos… 

Promover esse livro não é o meu objetivo hoje… mas o livro descreve Jesus e os atos de Jesus de maneira impressionante… com um carisma que realmente atrai as pessoas que tiveram a oportunidade de encontrar com ele e uma sabedoria imensa… é realmente confortante acreditar que as coisas aconteceram como descritas no livro… a minha opinião é que ler o livro faz você ficar apaixonado pela pessoa que Jesus foi… e é por isso que eu escrevo hoje… hoje, Sexta-feira Santa, é o dia em que lembramos da morte de Jesus… para alguém que se encontra no meu atual estado (resultante das 50 páginas que li desse livro ontem), é realmente lamentável acreditar que a história teve o curso que teve… chega-se quase a uma sensação de vão inconformismo… resta lembrar as coisas que foram ditas… e o exemplo que foi dado… 

Em constantes conversas com o meu chefe no Eldorado, o Joaquim, ele diz que TUDO o que presta que se vê escrito hoje em termos de auto-ajuda, desenvolvimento humano, etc, é uma interpretação ou tradução dos ensinamentos de Jesus… eu, de maneira beeeem lenta, estou cada vez mais concordando com ele… e tentar aplicar isso na nossa vida te traz uma sensação de paz… sensação que eu gostaria que o mundo inteiro tivesse, mas pelas nossas limitações, a gente se restringe a tentar mudar as pessoas de nosso convívio, na esperança de que o recado passe adiante… 

No fundo, no fundo, no fundo… o que eu queria hoje, era falar desse poema que eu ouvi anos atrás, e precisamente hoje, eu quis compartilhar com vocês… só achei que essa “introdução” toda se fez necessária… me desculpem… rs… 

--------------------------------------------------------------------- 

A FLOR DO MARACUJÁ 

Um dia encontrei um sertanejo 
Perto de um pé de Maracujá 
E perguntei-lhe: 
Diga-me lá caro sertanejo 
Porque razão nasce roxa a flor do Maracujá? 

Ah, pois então eu vou narrar-lhe 
A história que ouvi contar, 
A razão porque nasce roxa 
A flor do Maracujá. 

O Maracujá já foi branco 
Eu posso até lhe jurar, 
Mais branco que a claridade 
Mais brando do que o luar. 

Quando a flor nele nascia 
Lá p’ros confins do sertão, 
O Maracujá parecia 
Um ninho de algodão. 

Mas um dia, há muito tempo 
Num mês que até nem me lembro, 
Se foi Maio, se foi Junho 
Se foi Janeiro ou Dezembro,

Nosso Senhor Jesus Cristo 
Foi condenado a morrer, 
Numa cruz crucificado 
Longe daqui a valer. 

Pregaram Cristo a martelo 
E ao ver tamanha crueza, 
A natureza inteirinha 
Pôs-se a chorar de tristeza.

Choravam tristes os campos 
As folhas e as ribeiras, 
Choravam os passarinhos 
Nos ramos das laranjeiras. 

E junto da cruz havia 
Um pé de Maracujá, 
Carregadinho de flor 
Aos pés de Nosso Senhor.

E o sangue de Jesus Cristo 
Sangue pisado de dores, 
No pé de Maracujá 
Tingia todas as flores. 

Eis aqui seu moço ou moça 
A história que ouvi contar, 
A razão porque nasce roxa 
A flor do Maracujá.

---------------------------------------------------------------------

Fico por aqui... 1234 SEMPRE!

3 comments:

Unknown said...

O melhor de todos os posts!!!
Muito bom Nini! PARABÉNS!!! Vou colocar no meu brog, e vou mandar pros meus amigos. ;)

Juliane said...

Well.....o que dizer depois de tanta filosofia no City rs...

- Primeiro de tudo: concordo com a maioria das exposições, principalmente que, ao ler a Bíblia precisamos lembrar do 'telefone sem fio'

- Que a Igreja Católica se acha dona dos 10 mandamentos também acho, na verdade acho que ela se acha porta voz direto de Jesus rs...

- Sobre o vampirismo digamos que é assim mas sem tanto drama (quem sabe numa outra tarde de city a gente resolva isso rs...)

Bom, é isso, e bem que você avisou que o post era record hein? caraca...

Beijo
*Valeu pela companhia e por roda galera, pessoa, gente boa

Tatá said...

Estou pasma. Pasma meaning surpresa...De tudo que escreveu, me alegrou saber que está seguindo o primeiro hábito e admirando Jesus. Apesar de conhecer menos que você, tenho a mesmíssima opinião sobre o Espiritismo...só com um pouquinho mais de dúvidas, as quais não tenho nem vontade de entender...Fiquei orgulhosa de suas palavras,Jesus está muito presente na nossa família. Que Ele te mostre o caminho, te dê segurança e proteção. E mesmo que a religião católica se ache dona dos 10 mandamentos, espero que não esqueça que lá você foi batizado e fez a confirmação através da crisma. Não sou católica fervorosa ou praticante, mas a mamãe nos educou desta forma e a igreja católica é a casa de Deus que você deve procurar...e eu não estou falando em frequentar missas. Que Deus abençoe muito a sua vida e ilumine suas decisões.