Thursday, June 18, 2009

O que faz a diferença?

Sei que há um pouco de controvérsia nessa história que eu vou contar e por isso, contarei somente os pontos comuns… de qualquer maneira, a moral da história é a mesma…

Antes de eu começar, gostaria muito que vocês fizessem um exercício… vocês só têm a ganhar em fazer isso…

Eu gostaria que vocês pensassem em pessoas que vocês consideram ser pessoas de sucesso. Não precisam ir muito longe… podem pensar em um parente, um amigo, colega de trabalho, seu chefe, etc…
Pra efeito de volume, pensem em, sei lá, 5-10 pessoas… pensem mesmo, não precisam contar pra ninguém… anotem apenas para não esquecerem, depois de lerem esse post, joguem o papel fora…

Pensaram? Ok… continuando então…

Existe um camarada chamado Napoleon Hill… esse camarada fez um estudo de 20 anos, cujo objetivo era identificar o comportamento das pessoas bem sucedidas… ou, a fórmula do sucesso…
Até onde se sabe, ele entrevistou mais de 500 pessoas, entre elas, figuras como Andrew Carnegie, Thomas Edson, Alexander Graham Bell, Henry Ford, John Rockfeller e Theodore Roosevelt…
O resultado desse estudo deu origem ao grande livro “A Lei do Triunfo” (grande = mais de 700 páginas)… mas hoje eu vim falar de uma ideia do livro, talvez uma das principais, mas apenas uma…

Bom, uma das conclusões desse estudo foi que as 3 características determinantes para o sucesso são:
- conhecimento
- habilidades
- atitudes

Quando eu ouvi essa história, eu ouvi da seguinte maneira:

Uma empresa de recolocação fazia uma “entrevista de desligamento” com pessoas que eram desligadas… eles contavam a história do Napoleon Hill, aí, pediam para elas também pensarem em pessoas de sucessso… e elas pensavam, aí, no decorrer a entrevista, uma das perguntas acabava sendo: “por que você acha que foi desligado?” As pessoas normalmente respondiam que acharam ter sido por falta de conhecimento ou falta de habilidade. Mais pra frente nessa entrevista, uma das perguntas era: “levando em consideração as 3 características determinantes para o sucesso, porque você considera as pessoas que você escolheu como pessoas de sucesso?”

Agora eu te pergunto: levando em consideração as 3 características determinantes para o sucesso, porque você considera as pessoas que você escolheu como pessoas bem sucedidas? É por causa de conhecimento? É por causa de habilidade? Eu arriscaria dizer que poucos de vocês dirão que é por causa de conhecimento… talvez digam que algumas das pessoas escolhidas são bem sucedidas por causa de habilidade… mas a grande maioria dirá que é por causa das atitudes… acertei? Pois é… é a atitude que faz a diferença… e inconscientemente sabíamos disso…

E até onde isso é verdade? Eu acho que podemos dividir as pessoas em 3 grupos:
- o grupo das pessoas cuja atitude “atrapalha”
- o grupo das pessoas cuja atitude não atrapalha (e nem ajuda)
- o grupo das pessoas cuja atitude ajuda

Em que grupo você está?

Fico por aqui pra não me comprometer… talvez eu continue o raciocínio depois…

No mais, a criatividade anda em alta e a conspiração motivacional continua! \o/

Juízo… 1234 SEMPRE!

2 comments:

Le said...

That's it!! :-)

Unknown said...

Hummmm.... Tenho uma orientadora, me cutucando o tempo todo, para que eu tenha essa tal de atitude... Mas eu, particularmente acho difícil chegar nesse ponto, onde a atitude ajuda, menino!