Sunday, May 17, 2009

Proatividade… a outra…

Sutil momento de desabafo… mesmo sabendo que quem precisa ler isso não lerá… ops, sorry… apesar da opinião da Dridri, continuo dizendo que ninguém precisa de nada… então, refraseando… 

Sutil momento de desabafo… mesmo sabendo que as pessoas para quem essa leitura poderia ser interessante não lerão, escrevo… 

Qualquer semelhança aqui não é mera coinciência… a figura é cópia do que a Dridri me mandou e o conteúdo é do livro “O 8° Hábito”. 

A intenção aqui é falar sobre a proatividade… a outra aquela “empresarial”… o livro traz uma escala de proatividade que eu achei interessante, e às vezes é muito fácil determinar em qual ponto as pessoas estão, nós inclusive… e, independente de onde estejamos, a falta de um objetivo, como descrito no hábito 2, talvez não nos leve a lugar algum… 

Bom, apresento a vocês a escala da proatividade: 

image 
Confesso que ainda careço da leitura para compreender certos pontos… por exemplo, existe, do lado esquerdo o que parece ser a transição da confiabilidade para a confiança… mas eu não sei dizer se as iniciativas são causa ou consequência… 

Eu precisei parar de escrever esse post no meio para almoçar fora e perdi a linha do raciocínio… eu fico por aqui e lembrando do que eu queria dizer, eu complemento com outro post depois… 

1234 SEMPRE!

2 comments:

Adriane said...

Ainda não li essa parte do livro, mas acho que a causa não seria tão estranho... À medida que se sobe um degrau na escala da proatividade, a confiança aumenta. Se fosse o contrário, estaria mais para um modelo reativo...
Então as iniciativas serem a causa é mais a cara do Covey... mas a gente chega lá (no livro).
O que será que vc queria dizer com esse post? Quem sabe vc lembra. =P

Newton said...

A palavra é "reativo" e não "relativo"... o livro em questão é "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes"... e Hábito 1 é "Seja Proativo"... e resumindo BEM grosseiramente o que ele quis dizer, o que o autor prega é que termos consciência de que somos a responsáveis pelo que acontece em nossas vidas (tirando as coisas sobre as quais não temos controle, e a confiança do seu chefe não é uma delas) é um hábito das pessoas eficazes (segundo os critérios dele)... no meu ponto de vista, faz mais sentido mesmo... "confiança", como descrito no gráfico é o último estágio, e vejo que essa confiança vai se construindo à medida que suas iniciativas vão mostrando resultados... iniciativa por si só não basta, nisso eu concordo contigo... depois eu continuo o raciocínio... talvez até em outro post (essa conversa me fez lembrar o que eu queria dizer!)