Saturday, November 29, 2008

Custo vs. Benefício

Reflexão relâmpago... papo de nerd... pra quem não gosta, parem por aqui e eu prometo um post melhor da próxima vez... não vão dizer que eu não avisei...

Sempre falamos na relação custo-benefício... por que? Quando falamos "custo-benefício", que possíveis equações matemáticas podemos extrair disso? Vamos lá:
custo = benefício
X = custo x benefício
Talvez X = custo / benefício, mas acho que não, senão usaríamos o "por", como em km/h.

Pelo meu conceito, todas essas fórmulas estão erradas... na minha opinião, a jeito correto de expressarmos o "custo-benefício" deveria ser "benefício/custo" (benefício por custo)...
Aí, a equação a se extrair do discurso seria:
X = benefício/custo, onde em vez de "X", podemos usar "satisfação".

Agora, a parte viajante, para os que têm dificuldade em abstrações matemáticas (se bem que acho que essa parte só vai confundir ainda mais):
Suponha que o benefício é fixo. O que é que vai me gerar mais satisfação? Um custo menor. Enxergaram isso? Custo é o denominador da equação, e quanto menor o denominador, para essa equação, maior será a nossa satisfação. Exemplos matématicos: 
12/6 = 2
12/4 = 3
12/3 = 4
12/2 = 6
(perceberam agora?)

Pensando pelo lado do numerador, é mais óbvio: supondo custo fixo, quando maior o benefício, mais a satisfação.
2/2 = 1
4/2 = 2
6/2 = 3
10/2 = 5

O que motivou essa minha reflexão foi uma conversa com uma amiga minha sobre a minha preferência de bares em Campinas... eu falei pra ela que os meus bares preferidos em Campinas são: Edu Bambu (considerando também o Casa do Edu) e o Bar do Coxinha...
Por que? Porque o que eu procuro em um bar salvo raras exceções, não é o que o bar oferece, e sim a oportunidade de convivência que terei com as pessoas que vão comigo...
Com alguma  segurança, posso dizer que todos os outros bares em Campinas que eu freqüento ou a que sou convidado, são mais barulhentos... e o que acontece? Numa mesa com mais de 4 pessoas, você não consegue manter um único assunto na mesa pois o cara da ponta não talvez seja ouvido pelo cara da outra ponta... nisso, a oportunidade de convivência com essa pessoa, que foi o que me motivou a ir ao bar, deixa de existir... ou seja, benefício baixo... quando associamos isso a um custo alto (normalmente, o barulho é diretamente proporcional ao preço), por exemplo, Giovanetti, Catedral do Chopp, Outback e Applebee's, que são os convites que eu recebo com mais freqüência (aliás, ninguém me respondeu sobre o trema na língua portuguesa), o que acontece em 90% dos casos? Eu recuso o convite... na verdade, inventarei uma desculpa...

Então, para adiantar a minha resposta para convites que vocês podem vir a me fazer, saibam de antemão qual será a chance de eu aceitar o convite:
Até 70%, as chances de eu ir são boas. O grande fator que pode interferir nesses valores é a raridade do evento (a raridade é o que dá valor às coisas, mas isso é tópico para outro post)... vou deixar essa explicação no ar, por enquanto...

Segue o gráfico resultante das minhas contas:

O que eu acho que tenho que explicitar é: se eu aceitar um convite, tenha a certeza de que não é porque o chopp do Giovanetti é bom... porque a picanha do Rã-Chu é fantástica... ou porque eu tava com vontade de comer Coxinha no Bar do Coxinha... se eu aceitar um convite, é por causa da pessoa que me convidou, e das pessoas que eu sei ou imagino que estarão lá...

Por outro lado, se eu recusar um convite, não achem que é por causa das pessoas... será sim, por causa da relação benefício/custo (já tô aplicando a nova nomenclatura, perceberam?)... eu sei que muita gente não vai entender isso como eu gostaria (mea culpa por achar que tô explicando direito) e que isso pode até gerar alguma discussão, mas o grande objetivo desse blog é tentar fazer as pessoas entenderem como eu penso (é o lado "Fatos" do "Fatos e Fotos"), então... arrisco...

Ok, sorry... a reflexão não foi tão relâmpago quanto eu imaginei... rs... mas aqui eu acho que posso abrir mão do meu direito de ser sucinto... =)

Forte abraço a todos! 1234 SEMPRE!

3 comments:

Tatá said...

concordei com seu ponto de vista..olha que bizarro!

Juliane said...

Jesus, Maria, José....Tava empolgado mesmo hein rs...
Beijo

[Carolzinha] said...

Baralioooooooooooooo.... Acho que sua explicação ficou muito boua... Mas antes de arranjar uma desculpa pra não ir comigo no bar, pergunte antes quem vai... Porque eu já te chamei pra ir comigo (eu e vc, vc e eu), e vc declinou... :D
Huahauhauahuahauuhauahuahuhaa.