Sunday, November 23, 2008

Música...

Sem muito pra escrever hoje também... mas estou com vontade... esse post vai ser para os músicos, se bem que eu acho que poucos sabem da existência deste blog...
O video abaixo é de um camarada chamado Andy Mckee... é um cara muito respeitado principalmente por fazer coisas bem diferentes do que normalmente vemos por aí... e essa música é uma delas... a afinação é diferente da normal e o cara usa um meio capo que deixa as duas (ou três) primeiras cordas soltas...
Já pensei em tirar a música desse jeito, e pensei em jeitos de improvisar esse meio capo... mas antes de conseguir, deparei-me com a opinião do meu atual professor de música... opinião que eu obviamento respeito... aliás, o nome dele é Gustavo Scaranelo...
Segundo ele, não podemos transformar o violão em uma gaita... para quem não sabe, a gaita é um instrumento que possui um tom e não temos como alterar o tom de uma gaita (tem gaita que dá, mas blah)... a questão é, quem tem gaita, tem uma gaita para cada tom, o que pode significar que temos uma gaita para cada música... e, repetindo, a opinião é: não podemos transformar o violão em uma gaita... não podemos ter um violão para tocar apenas uma música... a opinião dele para o capo também é de se considerar um pouco... o capo facilita as coisas... quem é que sofre com isso? A música... sofre por algumas limitações que o capo impõe... mas, quem é que tem que sofrer? Na opinião dele, o músico... é o músico que tem que pagar o preço, e não a música... pelo fato do capo facilitar as coisas para o músico, temos músicos mal acostumados... mudar a afinação para tocar uma música, facilita as coisas para o músico... com isso, temos novamente músicos mal acostumados... há argumentos extremamente válidos que suporte esse ponto de vista... pense no seguinte, você tá acostumado a tocar uma música usando o capo... se você esquecer de levar esse capo contigo um dia, o que acontece? Você deixa de tocar aquela música...
Bom, indiretamente, o desafio que ficou no ar depois disso é: tire a música com o violão no seu estado "original"... pois bem, o fiz... não mudei a afinação e não usei o meio capo... mas tô usando um capo normal... obviamente tocando do meu jeito há dificuldades que eu não superei e que para ele (Andy) ficaram mais fáceis... e obviamente a música original tá bem mais bonita que a minha versão... mas acho que toda essa questão violão-gaita um ponto de vista bem interessante...

Segue a música... me filmei tocando... rs... meu primeiro video no YouTube (na verdade o segundo)... tem erro, a música tá acelerada, o som não ficou bom e a abafada da corda ficou BEM alta... mas não quero ficar arrumando essas coisas, isso pode demorar... =)
Essa é a versão original, e o nome dessa música é Rylynn... a de baixo, sou eu (pra quem não me conhece, prazer):

2 comments:

Unknown said...

AAAAHHHHH Nini... Vc precisa me explicar o que é o Capo!?!?
BML

Dan said...

Muito bom seu trabalho! É possível disponibilisar essa Tab (Standard Capo)?

Obrigado. Abcs.